Publicações Recentes

Ninguém vira líder, já nasce assim!

27 de abril de 2013 / Unipress /

Autor: Antonio

Texto por Luiz Eduardo Gasparetto

Pelo menos é o que afirmava uma teoria, hoje um pouco decadente, conhecida por Traços de Personalidade. Muitos acreditam e creem nisso, porém será real essa ideia?

Segundo a teoria, o líder deve obrigatoriamente possuir características pessoais específicas que o auxiliariam a tomar a liderança desde o momento de seu nascimento, como diz o início do texto. Se analisarmos o inverso da frase, podemos concluir que se não houver essas características na gênese do indíviduo, a liderança do mesmo não será natural.

Sendo assim, para se obter sucesso como um empresário, empreendedor ou algo suis generis é obrigatório ser um líder de nascimento, ao contrário, o ato se tornará falho.

Será que é assim mesmo?

Obviamente tudo o que foi dito não deve ser levado em consideração. Muitos estudiosos em ciências sociais e no comportamento do homem foram ao longo do tempo questionando e quebrando essa teoria através de pesquisas e estudos, que levaram a argumentos incontestáveis, tais como:

– Ainda não foi possível determinar certamente quais são os fatores exatos que formam um líder de nascença. Com o tempo, novas características são incorporadas ao imenso repertório total se tornando infinito.

– Os maiores líderes mundiais não possuíam personalidades iguais, nem ao menos parecidas, independente do que fosse o seu poder. Pode-se indicar por exemplo Che Guevara e Hitler, que viveram em períodos relativamente próximos em culturas extremamente diferentes, e, ainda assim se tornaram grandes ícones de seus países, visando objetivos quase que opostos. Os dois foram líderes com características pessoais nada parecidas, o que desfaz a teoria.

Com o tempo a teoria foi se tornando desacreditada, pois pessoas de personalidades opostas podem chegar a liderança da mesma forma, com o mesmo podem de influência.

Hoje, com um bom treinamento, todos podem se tornar líderes. Apesar de alguns fatores como fácil comunicação, simpatia, entre tantos outros levem algumas pessoas ao aprendizado em menos tempo e com menores embates.

Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-de-carreira-artigos/ninguem-vira-lider-ja-nasce-assim-6098941.html

Perfil do Autor

LUIZ EDUARDO GASPARETTO

Formação superior em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda de SP e em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e cursos de especialização em Recursos Humanos e Administração.

Ocupou funções gerenciais em empresas de porte e atua como consultor organizacional e foi responsável pela implantação e execução de programas sobre Planejamento Estratégico, Diagnóstico Organizacional, Análise de Clima Empresarial, Desenvolvimento Gerencial e de Média Supervisão e Qualidade de Vida, entre outros.

Foi coordenador de cursos da ABTG – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, responsável pela criação e implantação da Escola de Aprendizes Gráficos e da Escola de Jornaleiros da Editora Abril e pela implantação do Projeto FORMATUR de preparação de mão-de-obra hoteleira em Recife.

Professor nas cadeiras de Planejamento Estratégico, Treinamento de Pessoal, Cultura e Clima Organizacional nos cursos de Pós-Graduação em Recursos Humanos e Administração da FAAP (cursos no interior) e Universidade Gama Filho, professor das cadeiras de Gestão Estratégica, Cultura e Clima Organizacional, Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Recursos Humanos na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo.

Apresentador do Curso de Marketing Profissional da Central de Concursos em São Paulo e palestrante no Sindicato dos Representantes Comerciais de São Paulo nos assuntos Qualidade de Vida, Negociação, Clima Organizacional, Trabalho em Equipe, Administração do Tempo e Decisão Gerencial.

Autor, tutor e coordenador em cursos de pós-graduação e MBA a distância (EAD) da Universidade Gama Filho