13 dicas úteis para o “about:config” do Firefox

Para quem não conhece, o “about:config” dá acesso as configurações avançadas do Firefox. Ele é “escondido” e não muito divulgado porque as alterações feitas ali podem inclusive inutilizar o navegador, então faça tudo com cuidado e atenção.

Para ter acesso as configurações basta digitar na barra de endereços “about:config” (sem aspas). Irá aparecer uma tela pedindo uma confirmação, basta apertar o botão “Eu terei cuidado, prometo” ou “I’ll be careful, I promise”.

Para alterar os valores a seguir basta copiar o nome do valor e colar na barra de pesquisas. Encontrado o valor dê dois clique para alterá-lo. Vamos as dicas!

Dica 1: Ajuste a quantidade de sugestões da Awesome Bar

No Firefox quando você começa a digitar o endereço da pagina ele abre uma telinha de sugestões (Awesome Bar), se você deseja que ele mostre mais de 12 sugestões, que é o padrão basta alterar a seguinte chave “browser.urlbar.maxRichResults” para o numero de sugestões desejadas. Mas se você quer desativar este recurso, coloque o valor igual à -1.

Dica 2: Desativando o “Restaurar Sessão”

O Firefox salva suas páginas automaticamente para restaurá-las em caso o navegador der “pau”. Para desativar este recurso altere o valor da chave “browser.sessionstore.enabled” para FALSE.

Dica 3: Mostrando imagens em alta qualidade

O Firefox tem a opção de mostrar imagens em alta qualidade, porém essa opção é desativada por padrão pois causa um efeito negativo na performance do navegador. Se você prefere ter imagens em melhor qualidade apesar de uma perca na performance altere o valor da chave “gfx.color_management.enabled” para TRUE.

Dica 4: Desabilite a checagem do antivírus

Essa dica é útil para quem usa o Firefox no Windows, pois ele sempre faz uma checagem nos arquivos baixados da internet logo após o termino do download. Para desativar este recurso altere o valor da chave “browser.download.manager.scanWhenDone” para FALSE.

Dica 5: Retirando o botão fechar das abas

Toda a aba tem o botão para fechá-la. Às vezes acontece de você fechar abas sem querer clicando nestes botões durante a navegação. Para acabar com este problema, altere o valor da chave “browser.tabs.closeButtons” para:

0 – Mostra o botão de fechar apenas na aba atual
1 – Mostra o botão de fechar em todas as abas
2 – Não mostra botão de fechar
3 – Mostra um único botão de fechar no final da barra

Dica 6: Habilitando o corretor ortográfico em todos os campos de texto

Altere o valor da chave “layout.spellcheckDefault”

0 – Desabilita o corretor ortográfico
1 – Corretor ortográfico em algumas caixas de texto
2 – Habilita o corretor ortográfico em todos os campos

Dica 7: Abrindo resultados da caixa de busca em uma nova aba

Esta é uma das minhas preferidas! Quando você usa a barrinha de buscas do lado superior direito ela aproveita a aba aberta para mostrar os resultados. Para que ela abra uma nova aba e mostre os resultados altere o valor “browser.search.openintab” para TRUE.

Dica 8: Acelerando seu Firefox

Está é a dica mais conhecida do “about:config” e não poderia deixar de estar aqui.

network.http.pipelining – Altere para TRUE.
network.http.proxy.pipelining – Altere para TRUE.
network.http.pipelining.maxrequests – Altere para 6
network.http.max-connections – Altere para 96.
network.http.max-connections-per-server – Altere para 32.

Dica 9: Aumentando a cache em disco

Quando você acessa alguma página o Firefox guarda-a em disco para acesso mais rápido no futuro. Aumentando o tamanho da cache, maior será a quantidade de paginas armazenadas. Antes de aumentar a cache do disco, certifique-se que a opção “browser.cache.disk.enable” está com o valor em TRUE, daí basta alterar o valor “browser.cache.disk.capacity” para:

10 – Desabilita a cache em disco.
Algum valor abaixo de 50000 reduz o espaço.
Algum valor acima de 50000 aumenta o espaço.

Dica 10: Selecione o texto da barra de endereços com apenas 1 clique

No Firefox para Mac e Windows, está opção é padrão, já no Linux não. Particularmente acho ela bastante útil. Altere o valor da chave “browser.urlbar.clickSelectsAll” para:

FALSE – Seleciona todo o texto com dois cliques
TRUE – Seleciona todo o texto com apenas 1 clique

Dica 11: Usando a tecla “Backspace” no Firefox

É possível usar a tecla “Backspace” para voltar uma página ou subir o conteúdo. Altere o valor “browser.backspace_action”.

0 – Vai para a página anterior
1 – Sobe o conteúdo
2 – Não faz nada (padrão)

Dica 12: Mostrar barra de tarefas em tela cheia

Quando você usa o Firefox em tela cheia, a barra de tarefas desaparece automaticamente. Se você deseja que ela permaneça na tela durante a navegação altere o valor da chave “browser.fullscreen.autohide” para FALSE.

Dica 13: Melhorando a qualidade das fontes

Altere o valor da chave “browser.display.auto_quality_min_font_size” de 20 para 1. Essa dica ira aumentar a qualidade da renderização das fontes.

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/13-dicas-uteis-para-o-aboutconfig-do-Firefox

Texto de Gabriel Torelli