Publicações Recentes

Garantia de Crédito: nasce novo fundo garantidor em Chapecó, Santa Catarina

23 de junho de 2014 / Unipress /

Empresários terão novo acesso a financiamentos

Primeira SGC do estado atenderá pequenos negócios dos 92 municípios do oeste, extremo-oeste e noroeste catarinenses
17/06/14 às 12:00 – Por: Diego Gomes

Marciane Páz

Chapecó – A implantação de uma Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) para atender os pequenos negócios das regiões oeste, extremo-oeste e noroeste catarinenses começa a se concretizar. Foi lançada, na noite dessa terça-feira (16), em Chapecó (SC), a SGC Garanteoeste, inovação financeira que busca facilitar o acesso a crédito pelos pequenos negócios.

“A SGC catarinense promoverá o desenvolvimento da região onde estará instalada. Esperamos baratear os juros, simplificar as operações de crédito e criar um novo patamar de relacionamento com as instituições financeiras”.
Carlos Alberto dos Santos – Diretor-técnico do Sebrae

Na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), foi apresentando o plano de negócios da nova SGC para obtenção de recursos destinados à formação do fundo garantidor e custeio. Com a presença do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o evento reuniu os responsáveis pela Garanteoeste, parceiros, apoiadores e empresários dos 92 municípios do oeste, extremo-oeste e noroeste catarinenses. O Sebrae dará o suporte técnico e financeiro para o início das operações da garantidora.

Por meio das cartas de garantia, as SGC ajudam a cobrir as exigências das instituições financeiras para conceder crédito. A atuação delas resulta em benefícios diretos aos empresários, como a redução nas taxas de juros e a dilatação de prazos para pagamento.

“A SGC catarinense promoverá o desenvolvimento da região onde estará instalada. Esperamos baratear os juros, simplificar as operações de crédito e criar um novo patamar de relacionamento com as instituições financeiras. Os parceiros do projeto também são empresários, que entendem o dia a dia de um negócio e podem colaborar para o sucesso dos pequenos negócios, que representam 99% do universo das empresas brasileiras. É por isso que precisamos, cada vez mais, prover novos instrumentos de acesso a crédito para esse segmento”, afirma o diretor Carlos Alberto.

O Brasil conta hoje com sete SGC em operação – no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba e Rio de Janeiro –, que já beneficiaram quase 1,6 mil pequenos empreendimentos. Outras quatro SGC estão em fase pré-operacional e há oito iniciativas em fase de formatação.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae